Fim do horário de verão garante mais uma hora no dia

Tribuna de Petrópolis - 19/02/2011


Frederico gosta do horário de verão: ele aproveita o dia claro para momentos de lazer com amigos e a família

Após 126 dias, o horário de verão termina hoje, na passagem de sábado para domingo. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Muita gente costuma aproveitar um pouco mais das tardes ensolaradas e retarda a volta para casa. Com um melhor aproveitamento da luminosidade natural, evita-se o consumo de energia da iluminação pública e das residências. Dessa forma, ocorre uma redução da demanda energética, que nesse ano foi de 4,4% no horário de pico, de 18h às 23h, conforme informou ontem o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“É muito melhor esse horário. Gosto mais do horário de verão, é muito mais agradável. Aproveito todo dia, pois saio do trabalho às 16h e nesse período tem mais dias de sol para aproveitar. O horário de verão é horário de lazer”, disse Frederico de Sá, no fim da tarde de ontem.
O horário de verão brasileiro, que começou no dia 17 de outubro de 2010, cobriu dez estados e o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse esquema especial de horário é utilizado por 30 países atualmente, sendo adotado primeiramente pela Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. 
“Eu levanto mais cedo todos os dias, às 5h45, para aprontar as crianças para a escola, e ainda tá bem escuro. A luz que acabo gastando de manhã é economizada à noite. Na próxima semana é bom que vai estar mais claro”, falou Maria Helena de Sá.
Quem utiliza o transporte rodoviário na rotina de trabalho ou estudo acaba sendo afetado pelo horário de verão. Os que acordam muito cedo vão ganhar uma horinha a mais de sono no fim de semana e sairão de casa com o dia mais claro nos próximos dias, mas se alguém subir a serra hoje, vindo da Rodoviária Novo Rio, tome cuidado para não perder o último ônibus, ele sai às 23h58. Quando o relógio marcar 0h e voltar para às 23h, a empresa Única-Fácil não vai considerar a virada  no horário. A empresa só voltará a operar na linha às 5h30 deste domingo.
O Brasil é o único país equatorial do mundo a adotar o horário de verão. As nações cortadas pela Linha do Equador têm uma incidência de luz solar mais uniforme durante todo o ano e dessa forma não há muita vantagem na adoção do horário de verão. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema, para que ele opere com mais folga e as sobrecargas sejam evitadas.
Já são 37 edições do horário de verão no país. O Decreto 20.466, de 1º de outubro de 1931, inaugurou a medida no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros