Problemas para conseguir o cartão de gratuidade

Tribuna de Petrópolis - 10/02/2011

Estudantes da cidade encontram dificuldades para obter o cartão de gratuidade Setranscard Escolar. De acordo com mães de estudantes, um dos principais problemas é quando não é possível atestar o local onde mora com algum comprovante de residência. Uma delas, que não quis se identificar por medo de não conseguir fazer o cadastro de seu filho, lamentou o fato, principalmente por ser a primeira semana do ano letivo.
A mãe de Guilherme disse que não pôde fazer a carteirinha porque não tinha o seu nome em um comprovante de residência. O documento que ela apresentou tinha o nome da sua mãe, proprietária do imóvel, e assim ela não conseguiu cadastrar o filho. Agora, a mãe dela deve comparecer ao Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) para uma nova tentativa.
“Moramos longe do centro da cidade e temos que enfrentar toda essa burocracia para fazer a carteirinha. Pela lei, o passe escolar é direito de todos e meu filho necessita dela, pois a escola é longe de casa. Quem estuda em escola pública tem esse direito. Além disso, apresentei tudo o que pediram”, disse a mãe.
A mãe de um outro menino, que tem 12 anos e está se mudando para a Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, no Vila Felipe, também reclamou por não poder usar a gratuidade nessa primeira semana do ano letivo. No dia 4 de fevereiro, ela conseguiu a vaga no colégio e, como só receberia o cartão de gratuidade para seu filho no prazo mínimo de 7 dias, obteve uma declaração da instituição. Esta declaração daria direito à viagem gratuita nos ônibus da cidade, mas o motorista não aceitou. Na Setranspetro, foi informada de que os condutores de transporte coletivo não são obrigados a aceitar a declaração.
O Setranspetro informou que para o estudante da rede pública realizar o cadastro e ter direito ao cartão de gratuidade é necessário obedecer a algumas regras estabelecidas por lei. Sendo assim, é preciso que o formulário de cadastramento esteja devidamente preenchido, assinado e carimbado pela instituição de ensino para comprovação de matrícula na rede, além de outros documentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros