Receita faz alerta contra fraude por meio de carta

Tribuna de Petrópolis - 17/02/2011

Vários contribuintes de todo o país estão recebendo correspondências solicitando atualização de dados perante a Receita Federal através de um site indicado no documento, assim como já acontecia por e-mail. O site indicado na carta falsa é http://info2010.xx10.mmx/, que não tem nenhuma ligação com o governo.
A Receita Federal destacou que a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para golpes na internet. A Receita reforça o alerta para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, circulam livres pela internet. Quadrilhas especializadas em crimes digitais tentam obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. Estas mensagens, cada dia mais criativas e sempre invocando urgência, iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais. Em seguida, estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais.
A Receita Federal dá algumas dicas para não cair em fraudes: Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem à Receita Federal”; excluir imediatamente a mensagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Stefan Zweig será aberta ao público no mês de novembro

Os maiores campeões brasileiros

Os maiores campeões brasileiros